Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar de 29 países europeus e dois norte-americanos que constitui um sistema de defesa coletiva. O processo de adesão à aliança é regido pelo Artigo 10 do Tratado do Atlântico Norte, que permite apenas o convite de "outros Estados europeus". Os países que desejam aderir devem cumprir certos requisitos e concluir um processo de várias etapas que envolve diálogo político e integração militar. O processo de adesão é supervisionado pelo Conselho do Atlântico Norte, órgão de governo da OTAN.
Após sua formação em 1949 com doze membros fundadores, a OTAN cresceu. Ela incluiu a Grécia e a Turquia em 1952, a Alemanha Ocidental em 1955 e a Espanha em 1982. Após o fim da Guerra Fria e a reunificação da Alemanha em 1990, houve um debate entre a União Soviética e a OTAN sobre a expansão contínua da Aliança Atlântica rumo ao Leste Europeu. Memorandos desclassificados e documentos soviéticos e estadunidenses revelaram as negociações de 9 de fevereiro de 1990 entre o então secretário de Estado dos Estados Unidos, James Baker, e o então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, para limitar a expansão da OTAN à Alemanha.
Em 1999, Polônia, Hungria e República Tcheca aderiram à OTAN, em meio a muito debate dentro da organização e oposição russa. Outra expansão veio com a adesão de sete países da Europa Central e Oriental: Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia. Estas nações foram convidadas a iniciar as conversações de adesão durante a cúpula de Praga de 2002 e aderiram à OTAN pouco antes da cúpula de Istambul de 2004. A Albânia e a Croácia aderiram em 1 de abril de 2009, antes da cúpula de Estrasburgo-Kehl de 2009. Mais dois países foram admitidos na OTAN: Montenegro em 5 de junho de 2017 e Macedônia do Norte em 27 de março de 2020.
Em 2021, a OTAN reconhecia oficialmente três Estados que expressaram formalmente suas aspirações de adesão: Bósnia e Herzegovina, Geórgia e Ucrânia. A adesão à OTAN é um tema de debate em vários outros países fora da aliança, incluindo Suécia e Sérvia. Em países como a Ucrânia, o apoio ou a oposição à adesão está ligado a ideologias étnicas e nacionalistas. A incorporação de países do antigo Bloco de Leste e da União Soviética tem sido causa da crescente tensão entre os países da OTAN e o governo da Rússia.
Em 2022, Suécia e Finlândia pediram adesão a organização devido a ameaças para a segurança do país após o conflito entre Rússia e Ucrânia. Mas somente o país finlandês aderiu a organização após o parlamento turco aprovar sua entrada. Outros 29 países-membros já haviam aprovado a entrada. No entanto o país sueco encontra resistências da Hungria e da própria Turquia.